Aberto, orgânico, coletivo e divertido

Um grupo plural e diverso de profissionais de design, estudantes e interessados em geral se articulou em rede para dar início ao Flui Coletivo.


Reunida a força-tarefa, um primeiro brainstorm determinou os rumos iniciais do projeto: crise hídrica, impacto social, cocriação, open source, simplicidade, baixo-custo, faça-você-mesmo, redução de consumo e desperdício. Esses primeiros contornos deram origem à Bomba Hacker, primeiro projeto do Flui Coletivo.


Nosso recorte

A crise hídrica é um problema de proporções imensas que interfere em diferentes escalas da vida coletiva, envolvendo políticas, aspectos econômicos e também cada um de seus consumidores.


Definimos como nossa área de atuação a escala micro, focada no consumidor individual, porque há ainda poucos esforços concentrados nessa esfera e por acreditar que oferecendo alternativas diretamente para as pessoas podemos provocar impactos perceptíveis e positivos em seus cotidianos.


Organização em rede

Criamos dois canais de comunicação para nossos integrantes: os encontros presenciais e o grupos virtuais no Facebook e Basecamp. 

Essa escolha confere ao processo flexibilidade de horários, o que é fundamental para garantir diversidade ao grupo. Atendendo às diferentes necessidades de cada integrante, ganhamos em conteúdo. Conseguimos reunir mais de 150 pessoas, com conhecimentos e experiências diversos.

Valorizar a horizontalidade das trocas também é fundamental. Por isso, todas as decisões que eram tomadas nos encontros presenciais eram comunicadas e postas em discussão no grupo virtual, garantindo a circulação de ideias e a interação constante entre todos os integrantes do Coletivo.

FLUI_processo_v01-01.jpeg

Registro das noites de Quinta

Compartilhamos as estratégias que nós escolhemos para o Flui Coletivo como forma de inspirar futuros integrantes, colaboradores e interessados que queiram articular novas redes, envolver novas pessoas e produzir novas soluções.

 

Para conhecer melhor as ferramentas e processos de nossos encontros, acesse os links: